quarta-feira, 22 de maio de 2013

Inclusão de alunos com deficiência intelectual cresce e desafia escolas


Inclusão de alunos com deficiência intelectual cresce e desafia escolas


A presença cada vez maior de alunos com deficiência intelectual no sistema educacional convencional está obrigando as escolas a adaptarem seus conceitos pedagógicos.
Segundo o Censo Escolar, entre 2005 e 2011, as matrículas de crianças e jovens com algum tipo de necessidade especial (intelectual, visual, motora e auditiva) em escolas regulares cresceu 112% e chegou a 558 mil. O Censo Escolar não diz quantas destas matrículas são de alunos com síndrome de Down, outra deficiência intelectual ou autismo. O Censo do IBGE, porém, aponta que, em 2010, 37% das crianças com deficiência intelectual na idade escolar obrigatória por lei (5 a 14 anos) estavam foram da escola, número muito superior à média nacional, de 4,2%.
Outro indicador do aumento da inclusão: as matriculas das crianças com deficiência em escolas especializadas e as classes exclusivas nas escolas comuns caiu 48% de 2005 para 2011, quando foram registradas 193 mil matrículas.Apesar de a inclusão de crianças e jovens com algum tipo de deficiência nas escolas regulares ter aumentado nos últimos anos, são grandes os desafios de preparar os professores para mantê-las na sala de aula com os demais colegas, e de receber as crianças que ainda estão excluídas.
O modelo de só transmitir o conhecimento do currículo básico já não é mais suficiente. Segundo a professora Maria Teresa Eglér Mantoan, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade (Leped) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a inclusão aparece para mostrar que todas as pessoas são diferentes, algo que a escola não quer conceber. “O senso comum nos faz pensar muito mais na identidade do que na diferença, porque é muito mais fácil. Mas a diferença se apresenta, e você tem que lidar.”

6 comentários:

  1. Olá Geilson! Passando para visitar seu blog e parabenizar belas postagens. Vejo que está bem atualizado!

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  2. Parabéns pelo blog, Francisco Geilson, seu blog está bem criativo e com informações relevantes para nossas discussões sobre inclusão.

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  3. Com respaldo nas leis, os pais ou responsáveis por crianças com deficiência estão matriculando os seus filhos nas escolas de ensino regular. Porém, a inclusão real ainda está longe da ideal. As barreiras atitudinais é o verdadeiro entrave na inclusão da pessoa com deficiência. Acredito que a inclusão revela o verdadeiro profissional que somos, exigindo de nós, professores mudanças de atitudes. Este, na minha opinião, é o primeiro desafio a ser vencido. Não dá mais para aceitar o argumento de que "não estamos preparados para essa proposta". A educação inclusiva é um direito e para que tenha sucesso faz-se necessário contar com currículos mais flexíveis que contemplem, além das capacidades cognitivas, as capacidades sócio-afetivas.

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  4. Olá Geilson,
    Passando para visitar seu blog. Muito bacana e atualizado! Parabéns!

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  5. Oi, amigo. Parabéns pelo Blog!
    Gostei dessa matéria sobre educação inclusiva. Eu ouvi um conceito de educação inclusiva que me marcou bastante: "Educação inclusiva é uma educação para todos, inclusive para alunos com deficiencias".
    Um abraço.
    Ah, não vi o espaço para seguir o teu Blog. Se não tiver colocado ainda esse recurso no Blog é legal que coloque.

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  6. Valeu boy! seu blog demonstra o quanto você está aproveitando as leituras.Na foto parece um Deputado, vai ter meu voto.

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