terça-feira, 10 de setembro de 2013

ADAPTAÇÃO MANUAL PARA DEFICIENTES FÍSICOS (ENGROSSADOR)

ADAPTADORES MANUAIS (ENGROSSADORES)
                                      
 















O que é tecnologia assistiva e que relação ela tem com a Sala de Recursos Multifuncional ?

De acordo com a definição proposta pelo Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), tecnologia assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (CAT, 2007)
A tecnologia assistiva é um recurso ou uma estratégia utilizada para ampliar ou possibilitar a execução de uma atividade necessária e pretendida por uma pessoa com deficiência. Na perspectiva da educação inclusiva, a tecnologia assistiva é voltada a favorecer a participação do aluno com deficiência nas diversas atividades do cotidiano escolar, vinculadas aos objetivos educacionais comuns. São exemplos de tecnologia assistiva na escola os materiais escolares e pedagógicos acessíveis, a comunicação alternativa, os recursos de acessibilidade ao computador, os recursos para mobilidade, localização, a sinalização, o mobiliário que atenda às necessidades posturais, entre outros.

            A adaptação manual ou engrossador, é umas das tecnologias assistiva mais comuns e utilizadas entre deficientes físicos, pois facilita o manuseio dos mais variados tipos de objetos.

Nas imagens acima, podemos ver algumas dessas utilidades e podemos ver que, com criatividade pode-se melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência física.

Um comentário:

  1. Olá Geilson
    Esses recursos de TA podemos confeccionar adaptando os materiais pedagógicos com EVA, o lápis, as coleções, enfim, aqueles materiais que o aluno precisa utilizar para realizar suas tarefas.É legal esses recursos, mais importante é a funcionalidade de cada um.

    ResponderExcluir